Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Destino, Fortaleza

E finalmente chegou uma viagem a um de meus destinos favoritos no Brasil, Fortaleza. Mas antes de qualquer comentário sobre as praias e outros motivos usualmente utilizados para justificar o gosto por essa cidade, já digo que meus motivos são diversos.


Antes de qualquer coisa, não fui a nenhuma praia em Fortaleza no mínimo nos últimos três anos; as viagens são sempre rápidas demais em se considerando o tempo de vôo (3,5 horas) e também sempre demandam muito tempo – durante o dia – passado em escritórios. Além disso, não sou exatamente um apreciador de forró, comediantes cearenses e caranguejadas, eventos que fazem parte do roteiro mais “turístico” normalmente alardeado para os que visitam a cidade.

O que aprecio mesmo em Fortaleza é o povo bem humorado, mas, além disso, dotado de um humor rápido e ácido: então, realmente não tem “tempo ruim” com o pessoal, mas fique sempre atendo para não dar motivos para eventuais brincadeiras. As opções fora dos roteiros turísticos também são diversas, com bares e restaurantes onde a comida é boa e geralmente com bons preços, especialmente para frutos do mar (aliás, recomendo veementemente o Carneiro do Ordones!). Culturalmente a diversidade e riqueza também são notáveis e recomendo visitas ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Mercado Central de Fortaleza.

Mas como era de se esperar, nem tudo são flores... Primeiramente, três horas e meia de viagem são cansativas, não importa qual companhia aérea seja usada, mas ainda prefiro utilizar a TAM, especialmente por ter opções saindo de São Paulo. O trânsito obviamente não se compara ao da capital paulista, mas tem piorado a cada ano: e isso é piorado pela falta de transportes coletivos e pela precariedade do sistema de trens e metrô. Além disso, em Dezembro os táxis cobram a viagem em Bandeira Dois o dia todo...

Fora o gravíssimo problema da distribuição de renda, que fica evidente ao nos afastarmos apenas algumas quadras da praia, que certamente contribui para colocar Fortaleza no mapa do turismo sexual internacional: é deprimente escutar mais da metade dos taxistas falarem sobre isso e as opções disponíveis e, assim que eles percebem que essa não é a sua praia, sobre as loucuras que os estrangeiros fazem (com destaque aos italianos e, recentemente, aos coreanos...).

Essa é uma triste verdade que deve ser sempre exposta para sabermos contra o que lutar!

Bem, depois de tudo isso dito, segue o resumo da viagem:
Destino: Fortaleza – Ceará (coordenadas: -3.72, -38.54)
Distância de São Paulo: aprox. 3.000 km
Tempo de Viagem: 3,5 horas (aéreo)
Onde Comer: Carneiro do Ordones, entre outros.
Onde Ficar: Ibis Fortaleza (preço e localização aceitáveis)

2 comentários:

  1. Pessoalmente prefiro o sul, não sou tão arroz de festa. No tocante ao trânsito, esqueça Goiânia, está com os defeitos de São Paulo sem ter suas qualidades.

    Feliz ano novo, Mutolino.

    ResponderExcluir
  2. Fala Nanael!

    Cara, certeza que o trânsito de Goiânia, por pior que esteja, não é tão ruim quanto o de Sampa. Vide os efeitos dessa última chuva! =P

    E feliz ano novo pra vocês tbm!!!

    ResponderExcluir