Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Destino, Blumenau

Pois o ano começou e eu viajei bastante, mas, infelizmente, o tempo pregou lá suas peças sendo sempre mais curto do que deveria e o blog passou por um longo período sem atualizações.

Mas, entre viagens repetidas e frequentes, fui novamente para Blumenau, abençoada terra da mais famosa Oktorberfest brasileira.

E não podemos deixar de lado que o principal destaque da cidade é a forte influência da colonização alemã, que pode ser sentida no sotaque do povo, na gastronomia, na arquitetura e, principalmente - pelo menos no meu etílico ponto de vista - nas cervejas.

São inúmeras micro-cervejarias, praticamente artesanais, a produzir ótimas variedades de cerveja. Apesar de já não ser tão micro, não posso deixar de destacar a Eisenbahn, que ainda produz cervejas fantásticas e em menor escala, conforme prometido pela Schincariol, atual proprietária da cervejaria.

E a venda da Eisenbahn ainda permitiu ao antigo dono abrir o The Basement - English Pub, estabelecimento muito bem recomendado pelo pessoal da cidade. Ainda não conferi, mas dizem que o ambiente e a comida são muito bacanas. Mas ao melhor estilo "não vi e não gostei" digo que um ponto negativo do bar é a carta de cervejas: apesar da qualidade indiscutível das cervejas Eisenbahn servidas por lá (e destaco a Strong Golden Ale, minha favorita da marca com seus 8,5% de teor alcoólico e sabor frutado), é estranho um "English Pub" não servir nenhuma cerveja inglesa. Mas ainda assim, parece que vale a pena conferir um dia.

Além disso, não deixe de dar uma volta pelo centro histórico, nas imediações da prefeitura e arquitetura característica no estilo enxaimel, e na região da vila germânica, que abriga o complexo onde é realizada a Oktoberfest e possui restaurantes muito bons que funcionam o ano inteiro.

De ponto negativo da cidade, destaco o trânsito, que parece piorar a cada visita - devido principalmente à grande expansão industrial da cidade - e à grande probabilidade de ocorrerem enchentes na cidade, cortada pelo Rio Itajaí-Açu.

Mas, ainda assim, vale a visita!

Resumo da Viagem
Destino: Blumenau/SC (Coordenadas: -26.918798, -49.0659)
Distância de São Paulo: 636 km
Tempo de Viagem: 50 minutos de voo (Pela Azul, de Campinas a Navegantes ou Tam, de Congonhas a Navegantes), mais 50 minutos de carro de Navegantes até Blumenau.
Onde Ficar: prático e limpinho, sempre temos o Ibis Blumenau.
Onde Comer: The Basement (a ser conferido).

Sampa - Blumenau

2 comentários: